You are here
Home > Editores

O jornal Letras é construído a partir de um esforço coletivo de vários profissionais que, além da escrita, são responsáveis pela editoração e curadoria do periódico. Conheça cada um deles abaixo. 

Editora e Direção Geral

Carla Marin é publicitária, designer de produto e musicista. Já gravou discos, editou fanzines, tocou e escreveu muito, conciliando tudo isso com o trabalho em diversas agências de comunicação. Hoje dedica-se profissionalmente ao branding e à estratégia de comunicação, e apaixonadamente ao periódico Letras, editado desde 2006. 


Editor e Direção Geral

Bruno Braz Golgher é economista, mestre em Sociologia e possui MBA. Em 1996, fundou o Café com Letras, a Ototoi, em 2002, e o Instituto Cidades Criativas em 2007. Foi professor em diversos cursos relacionados à Gestão Cultural e à Economia da Cultura.

Atualmente, sua atividade profissional é dedicada à gestão e produção culturais e ao desenvolvimento do Café com Letras. Dentre seus projetos e iniciativas culturais destaca-se o Savassi Festival e o Savassi Festival NY, festivais de jazz e de música instrumental; a Mostra de Design, projeto de artes visuais; a edição de livros, CDs e do tabloide cultural “Letras”. Em 2018, lançou o selo de gravação do Savassi Festival, o Savassi Festival Records.

Foto: Mariana Sucupira


Editora de Literatura Estrangeira

Ana Caetano é poeta, tradutora e professora da UniversidadeFederal de Minas Gerais. Nasceu em Dores do Indaiá, MG, em 1960. Publicou os livros: “Levianas” (1984) e “Babel” (1994) com Levi Carneiro, “Quatorze” (1997), “Inventário” (coleção Leve um livro, 2016). Participou da coordenação dos projetos Temporada de Poesia (1994), Poesia Orbital (1997) e do CD “Cacograma” (2001). Foi co-editora da revista “Fahrenheit 451” e dos jornais “Inferno” (1998) e “Dez Faces” (2007-2008). Assinou a coluna de poesia do jornal Letras do Café (2006-2009) e atualmente é editora deLiteratura Estrangeira do mesmo jornal no seu novo formato (Letras)


Editora de Poesia

Ana Elisa Ribeiro é escritora, professora do CEFET-MG, onde atua no Departamento de Linguagem e Tecnologia. É doutora em Linguística pela UFMG. Seus livros mais recentes são “Renascença” (coleção BH, A Cidade de Cada Um), “Álbum” (poesia, Relicário Edições), “O que é um livro?” (Editora UFMG, selo Estralabadão), “Livro, edição e tecnologias no séc. XXI” (Moinhos e Contafios) e “Escrever, Hoje” (Parábola Editorial). Atualmente, pesquisa mulheres editoras no Brasil, com o apoio da Fapemig.

Foto: Adamo Alighieri


Editora de Teatro

Elisa Belém é atriz e pesquisadora de teatro. Realizou residência de Pós-Doutorado no Instituto de Artes da UNICAMP (2015-2016), bolsa PNPD/CAPES e na Escola de Belas Artes da UFMG (2014-2015), bolsa FAPEMIG/CAPES. Doutora em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP, bolsa FAPESP (2010-2014). Mestre em Teatro (Estudos da Performance) pela Royal Holloway, University of London (2004/2005), Programa ALBAN – Programa de Bolsas de Alto Nível da União Europeia para América Latina. Neste curso, teve sua dissertação aprovada com o conceito máximo Distinction. Tem artigos publicados em revistas da área como Sala Preta (USP), Urdimento (UDESC) e Moringa (UFPB).


Jornalista Responsável

Mestre em Comunicação Social pela PUC Minas e gestor de comunicação e cultural (Café com Letras e Savassi Festival), Vinícius Lacerda já passou pelo Magazine, caderno de cultura do jornal O Tempo, e pela Webcitizen. É apaixonado por cinema (não deixa de assistir a “Sinédoque, Nova York”), por séries (entre as prediletas estão “Sons of Anarchy”, “Transparent” e “The Good Wife”), pedalar e ler deitado na rede.


Top